Curva Tensional Diária
A curva tensional é o exame que mede a pressão ocular em vários horários do dia. Ela avalia o comportamento e a variação das medidas, o que pode ajudar no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma.
A pressão ocular é medida usualmente através da tonometria de aplanação de Goldman, exame realizado em todas as consultas oftalmológicas. Porém, uma medida isolada da pressão pode não ser suficiente. Como seus valores variam ao longo do dia, uma pressão pode ter um valor dentro da normalidade à tarde e estar acima do limite considerado normal pela manhã. Por exemplo, um paciente pode ter, em uma consulta as 16h. a pressão igual a 17mmHg, considerada normal. Porém, a mesma pessoa pode ter, às 8h da manhã, uma medida de 22mmHg, o que seria suspeito. A hipertensão ocular é o principal fator de risco para glaucoma e deve ser cuidadosamente avaliada.
Utilização do exame:
Suspeita de glaucoma
Glaucoma
Como se preparar para o exame?
Não é necessário preparo especial, no entanto o paciente deve se programar para passar várias horas na clínica.
Como é o exame?
A tonometria, ou medida da pressão ocular, é realizada pelo oftalmologista no consultório após a instilação de uma gota de anestésico em cada olho. Durante a curva tensional diária são realizadas várias medidas, em horários programados.