Campo Visual Computadorizado

O exame de campimetria computadorizada avalia a sensibilidade em múltiplos pontos da retina periférica. Muitas doenças oculares e neurológicas podem causar defeitos no campo visual com redução de sua amplitude ou manchas em seu interior (escotomas). A localização e formato das alterações oferecem pistas para a doença causadora.

No caso do glaucoma, o exame de campo visual auxilia no diagnóstico e no acompanhamento do tratamento.

Doenças comumente avaliadas pelo exame:

Glaucoma

Neurite óptica

Tumor cerebral

Aneurisma cerebral

Acidente vascular cerebral

Doenças da retina e coróide

Oclusão vascular retiniana

Como se preparar para o exame?

Não há preparo especial para realizar o exame de campo visual. O paciente deve usar seus óculos ou lentes de contato mais recentes, ou levar a receita com a última prescrição para realizar o teste.

Como é o exame?

Não é necessário dilatar a pupila para realizar o teste. O paciente é posicionado no aparelho e cada olho é examinado por sua vez. Fixando sempre o mesmo ponto central, o paciente deve apertar o botão em um pequeno controle sempre que avistar uma luz na tela do aparelho. A luz aparece em vários pontos da tela, variando em intensidade a cada apresentação. O exame demora de 15 a 45 minutos, dependendo do paciente. A campimetria depende de atenção e concentração. Em muitos casos, o primeiro exame realizado pela pessoa não tem resultados confiáveis e é necessário repetir uma ou duas vezes até que o paciente aprenda a realizá-lo.