Acuidade Visual a Laser (PAM - Medida do potencial de acuidade visual)
O PAM ou Potencial Acuity Meter é o exame que mede a capacidade de enxergar da mácula. Ele é necessário quando existe uma baixa da visão causada ao mesmo tempo por vários problemas oculares.
Por exemplo, um paciente pode ter degeneração macular e desenvolver também uma catarata. Neste caso, a baixa de visão é causada pelas duas doenças. Como saber, então, se a cirurgia de catarata será bem sucedida. Quanto da visão será possível recuperar após o procedimento, se o paciente também tem a degeneração?
O PAM projeta diretamente sobre a mácula, usando o laser, linhas ou letras que o paciente deve identificar. Dessa forma, ele consegue eliminar o fator de opacidade da catarata e avaliar somente a capacidade de visão da mácula. De acordo com o tamanho da menor letra que ele foi capaz de ver, é possível prever o resultado visual da cirurgia de catarata.
Doenças comumente avaliadas pelo exame:
Catarata e doenças retinianas.
Como se preparar para o exame?
Não há preparo especial para realizar o PAM. Será necessário dilatar a pupila.
Como é o exame?
Com o paciente sentado, o técnico aproxima o aparelho de seus olhos e projeta as letras ou linhas a serem identificadas. O exame dura 20 minutos e é indolor.